Escolhendo caminhos em JavaScript
Agora que sabemos criar espaços na memória e colocar algo usando o prompt, vamos começar a escolher caminhos a partir da solução de perguntas. Na programação chamamos isso de programação condicional, ou seja, baseado em uma condição - verdadeiro ou falso - o programa terá comportamentos diferentes. Isso é uma das coisas que fazem com que um programa possa fazer tantas coisas sem precisar ser reescrito a todo momento.
Por exemplo, é usando a condições que conseguimos programar um script que diga se um número é par ou ímpar, ou se ele é primo, se uma compra pode ser parcelada sem juros, ou com juros e até quantas vezes, etc. Nisso vemos que as lojas online amam condições em seus scripts, né? Mas um dia chegamos lá, no momento vamos ver como podemos escrever condições:
Se...então
Quando falamos de condicionais falamos de estruturas que testam alguma ideia e podem responder verdadeiro(sim) ou falso(não). A primeira que veremos é o if que significa se. Assim podemos escrever perguntas que quando resolvidas dirão qual passos o script fará.
Vamos usar como exemplo um script que diga se um número é par ou ímpar. Primeiro precisamos saber, como escrever isso como algo que o if possa dizer se é verdadeiro ou falso.
- Todo número dividido por 2 que resulte em resto 0 (zero) é par.
- Todo número dividido por 2 que resulte em resto 1 (um) é ímpar.
- O operador que faz a divisão e mostra o resultado de resto é o modulo (%)
Assim, temos como primeira condição o seguinte: um <número> é par se esse <número> divido por 2 tem resto igual a zero. e como segunda condição: um <número> é ímpar se esse <número> divido por 2 tem resto igual a um.
Código:
<script>
let numero
numero = Number(prompt("Digite um número?"))
/** Number é um comando especial que faz com que o valor dentro dos parênteses tente ser transformado em um número.*/
if(numero%2==0){
document.write(`O número \${numero} é par!`)
}
if(numero%2==1){
document.write(`O número \${numero} é ímpar!`)
}
document.write("<br />")
<script>
Explicando(linha a linha):
- cria um espaço na memória chamado numero;
- chama a variável "numero" e faz ela receber o resultado da função Number que vai converter o que o prompt recebeu como resposta a mensagem: "Digite um número?" (Lembre-se prompt devolve textos, e par ou ímpar é um condição dos números, por isso da conversão);
- teste se o numero dividido por 2 resulta em resto 0, se verdadeiro faz o que está dentro de chaves:
- document.write escreve o que tem nos parênteses, que no caso é uma mensagem que onde tem ${} vai chamar a variável, colocando os valores guardados no lugar. Por exemplo, se número => 6, a mensagem que será escrita será:
O número 8 é par!
- teste se o numero dividido por 2 resulta em resto 1, se verdadeiro faz o que está dentro de chaves:
- document.write escreve o que tem nos parênteses, que no caso é uma mensagem que onde tem ${} vai chamar a variável, colocando os valores guardados no lugar. Por exemplo, se número => 5, a mensagem que será escrita será:
O número 5 é ímpar!
Operadores relacionais
como pode observar, para a construção da pergunta fizemos um teste usando "==" esse é o símbolo de comparação, lembrando que quando usamos apenas um igual ele é chamado de atribuição. A lista a seguir apresenta os operadores e seus significados:
- "==" verifica se a expressão a esquerda é igual a da direita;
- "!=" verifica se a expressão a esquerda é diferente a da direita;
- ">" verifica se a expressão a esquerda é maior a da direita;
- ">=" verifica se a expressão a esquerda é maior ou igual a da direita;
- "<" verifica se a expressão a esquerda é menor a da direita;
- "<=" verifica se a expressão a esquerda é menor ou igual a da direita;
exercícios
- Leia um valor de representando uma nota e imprima "aprovado " se a nota recebida for maior que 7 e "reprovado " se menor
- Leia um valor de representando um número e imprima " divisível por 5 " se esse número for divisivel por 5 e seu resto der 0;
- Leia duas alturas em centimetros e os nomes dessas pessoas é imprima o nome da pessoa mais alta
- Criar um script que leia a idade de uma pessoa e que mostre a sua classe eleitoral:
- Não-eleitor (abaixo de 16 anos);
- Eleitor Obrigatório (entre 18 e 65 anos);
- Eleitor facultativo (entre 16 e 18 anos e maior de 65 anos).
- Faça um script para ler o nome e a idade de uma pessoa e determinar se esta pessoa é ou não maior de idade (idade maior ou igual a 18 anos). O programa deve imprimir a seguinte frase: <<nome>> tem <<idade>> anos e (é/não é) maior de idade.
Aulas Frontend